Como divulgar um app?

Tempo de leitura: 2 minutos

Tão importante quanto pensar em cada detalhe da usabilidade do app, é saber divulgá-lo e torná-lo conhecido. Para isso, você pode gastar pouco ou muito. Mas independentemente de quanto pretende ou não investir, é preciso saber que há opções para todos os bolsos e inclusive para quem não quer gastar nada.  

Comece a divulgação da maneira mais fácil: pela sua rede de contatos. Peça que seus amigos compartilhem a novidade. Afinal, publicidade gratuita é sempre bom. Criar o perfil do seu app em redes sociais também tem custo zero. Além disso, você pode postar informações e novidades relevantes, interagir diretamente com os usuários e, assim, fidelizar seu público e conquistar nossas pessoas.

Aproveite a presença no ambiente digital para lançar e divulgar promoções. Contudo, essa alternativa funcionará para quem possui algum tipo de venda de produto ou serviço dentro do aplicativo. Se for o seu caso, ofereça algum desconto ou benefício em troca do internauta fazer o download.

Criar um site ou blog é outra boa opção, porque em eventuais buscas no Google é mais fácil encontrar sua página do que o link de download nas lojas. Não precisa ser nada complexo. Coloque a descrição, as funcionalidades, os diferenciais e, claro, os links diretos para as app stores.

Outra forma de começar sem precisar investir é fazer parceria com outros desenvolvedores. Um exibe anúncios do outro. É uma troca de usuários que pode ser benéfica para ambos. Outra dica valiosa é abusar de palavras-chave e tags relacionadas ao seu app na hora de descrevê-lo nas lojas virtuais, pois quando o usuário pesquisar algo parecido com o que oferece, encontrará seu app de maneira simples.

Já para quem pretende gastar um pouco, há várias opções de campanhas digitais. E o melhor é que oferecem filtros de direcionamento para o seu público-alvo. Dessa forma, quem verá seu anúncio será um usuário em potencial. Além disso, você estipula antes quanto quer investir. Google Admob e Rede de Públicos, conjunto de sites móveis e aplicativos parceiros do Facebook, são alternativas de divulgações.

Aos poucos, você saberá exatamente quem é seu público-alvo e, assim, poderá ampliar sua publicidade também para locais físicos e até propor novas parcerias. Falando nisso, use todas as métricas que tiver acesso para conhecer o usuário. Quanto mais você souber sobre ele, melhor poderá satisfazê-lo e aumentará suas chances de sucesso.

Gostou das dicas? Acompanhe o blog para se manter informado sobre o mundo dos aplicativos.