Introdução à Xamarin

Tempo de leitura: 3 minutos

Este artigo foi criado com base na documentação disponibilizada pela Xamarin.

Com o aumento do número de usuários de smartphones, e tablets, está havendo também um grande aumento no desenvolvimento de aplicativos e procura por essas ferramentas e plataformas que possuem as mais diversas funções.

A construção de aplicativos para dispositivos móveis pode ser algo tão simples a ponto de se resumir em abrir o seu IDE (ambiente integrado para desenvolvimento de software), jogar algumas informações, fazer testes rápidos e enviar para a  App Store – tudo feito em uma tarde. Ou pode ser um processo extremamente complexo que envolve rigorosos processos de construção, testes de usabilidade , testes de qualidade em milhares de dispositivos, um ciclo de vida completo do modelo beta, e em seguida, o desenvolvimento de diversas maneiras diferentes.

Neste artigo é feito uma análise introdutória da construção de um aplicativo móvel com Xamarin.

Requisitos

Se você pretende desenvolver para iOS, o sistema operacional da Apple, independente se deseja codificar em Xamarin Studio ou Visual Studio, você deve ter um computador ou VM (Veja como criar uma VM com MACOS) executando OS X Mountain Lion ou superior. Embora os aplicativos Xamarin sejam baseados na BCL .NET e são escritos em C#, Xamarin requer o iOS SDK e Xcode para compilar.  Além disso, o dispositivo iOS Simulator é parte do iOS SDK, e, portanto, disponível apenas no MAC .

O que é a Xamarin?

Ao considerar construir aplicativos para  iOS e Android, muitas pessoas pensam que as linguagens nativas, Objective- C e Java respectivamente, são as únicas opções. No entanto, ao longo dos últimos anos, todo um novo ecossistema de plataformas para a criação de aplicativos móveis surgiu.

Xamarin é único neste assunto, pois oferece um único ambiente/linguagem, o C #,  funcionando em todas as três plataformas móveis de iOS , Android e Windows Phone (linguagem nativa do Windows Phone já é o C #), enquanto ainda compila os aplicativos originais (não interpretados)  que têm capacidade boa o suficiente até mesmo para jogos exigentes.

Cada uma dessas plataformas tem um conjunto de características específicas e cada uma varia em sua capacidade de escrever aplicativos nativos, ou seja, aplicativos compilados com código nativo e que se comunicam fluentemente com o sistema operacional.

Xamarin é o único que combina todo o poder das plataformas nativas e adiciona uma série de recursos poderosos.

Por causa do conjunto de recursos poderosos e abrangentes da Xamarin, ele preenche um vazio para desenvolvedores de aplicativos que desejam usar uma linguagem moderna e uma plataforma para desenvolver aplicações móveis multi-plataforma .

Como o Xamarin funciona?

Xamarin oferece dois produtos comerciais: Xamarin for iOS e Xamarin for Android . Eles estão ambos construídos em cima do Mono, uma versão de código aberto do Framework .NET com base nos padrões .NET ECMA publicados. Mono existe há quase tanto tempo quanto o próprio framework .NET  e roda em quase todas as plataformas imagináveis, incluindo Linux , Unix , FreeBSD, e Mac OS X.

No iOS, o Xamarin Ahead-of-Time (AOT) Compiler compila aplicativos Xamarin.iOS diretamente ao código de montagem ARM nativo, ou seja, quando compila uma app iOS desenvolvida com Xamarin, esta se transforma em uma app 100% nativa.

No Android, o compilador de Xamarin compila e gera Intermediate Language (IL) , que é, em seguida, compilado no Just-in-Time (JIT) para montagem do app nativo quando o mesmo é iniciado.

Em ambos os casos, os aplicativos Xamarin utilizam um tempo de execução que lida automaticamente com as coisas, tais como alocação de memória, coleta de lixo, a plataforma subjacente, etc.

Aplicativos desenvolvidos com Xamarin

Quando os aplicativos Xamarin são compilados, o resultado é um pacote de aplicativos, ou um arquivo .ipa no iOS , ou arquivo .apk no Android. Esses arquivos são 100% nativos.

[ad id=’1803′]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *