Introdução ao Xamarin.Forms

Tempo de leitura: 5 minutos

Este artigo foi criado com base na documentação disponibilizada pela Xamarin.

Xamarin.Forms é uma plataforma originalmente criada como  kit de ferramentas UI que permite aos desenvolvedores criar facilmente interfaces de usuário que podem ser compartilhadas entre Android , iOS e Windows Phone. As interfaces de usuário são processadas usando os controles nativos da plataforma de destino, permitindo que os aplicativos Xamarin.Forms tenham a aparência e o estilo adequados para cada plataforma. Este guia irá fornecer uma rápida introdução ao Xamarin.Forms e como começar a compor aplicativos com ele.

Visão geral

Xamarin.Forms é uma estrutura que permite aos desenvolvedores criarem rapidamente plataformas para interfaces de usuário. Ele fornece o seu próprio conceito para a interface de usuário que será processado usando controles nativos no iOS, Android ou Windows Phone. Isso significa que os aplicativos podem compartilhar uma grande parte do seu código de interface com o usuário e ainda manter a aparência e o comportamento originais da plataforma alvo.

Os arquivos Xamarin.Forms são escritos em C# e permitem a prototipagem rápida de aplicações que podem evoluir ao longo do tempo para aplicativos complexos. Como os aplicativos Xamarin.Form são nativos, eles não têm as limitações de outros kits de ferramentas, tais como sandboxing browser, APIs limitadas, ou mau desempenho. Os aplicativos escritos usando Xamarin.Forms são capazes de utilizar qualquer um dos API do ou recursos da plataforma subjacente, tais como CoreMotion, PassKit e StoreKit no iOS; NFC e Google Play Services no Android  e Telhas no Windows Phone. Isso também significa que é possível criar aplicativos que terão partes de sua interface com o usuário criado com Xamarin.Forms enquanto outras partes são criados usando o kit de ferramentas UI nativo.

Aplicativos Xamarin.Forms são arquitetados da mesma forma como aplicativos multi-plataformas tradicionais. A abordagem mais comum é a utilização de bibliotecas portáteis ou projetos compartilhados para abrigar o código compartilhado, e, em seguida, criar aplicativos específicos da plataforma que consumirão o código compartilhado.

Existem duas técnicas para criar interfaces de usuário em Xamarin.Forms:

  • A primeira delas é a criação de pontos de vista de interface do usuário totalmente com o código fonte usando o API rico fornecido pelo Xamarin.Forms.
  • A outra opção disponível é a utilização de Extensible Application Markup Language (XAML), uma linguagem de marcação declarativa da Microsoft, que é usado para descrever interfaces de usuário. A própria interface é definida em um arquivo XML usando a sintaxe XAML, enquanto o tempo de execução é definido separadamente em um arquivocode-behind. Para saber mais sobre XAML , leia a documentação do Microsoft XAML Visão geral sobre o que é XAML.

Requisitos

Os aplicativos Xamarin.Forms podem ser escritos para os seguintes sistemas operacionais móveis:

  • Android 4.0 ou superior
  • iOS 6.1 ou superior
  • Windows Phone 8 (usando Visual Studio)

Xamarin.Forms usa o Toolkit do Windows Phone para alguns de seus controles (como o DatePicker) e animações. O kit de ferramentas é automaticamente adicionado como uma referência NuGet .

Requisitos do sistema Mac

Xamarin Studio 5 é necessário para desenvolver aplicações Xamarin.Forms no Mac OS X. Para desenvolver aplicativos iOS , Xcode 5 também é necessário ( e OS X 10.8 Mountain Lion ou mais recente).

Aplicativos do Windows Phone não podem ser desenvolvidos no OS X porque o novo modelo de solução não inclui um projeto do Windows Phone quando criado no OS X.

Requisitos do Sistema Windows

Os aplicativos Xamarin.Forms para iOS e Android podem ser construídos em qualquer instalação do Windows que suporta o desenvolvimento Xamarin: Visual Studio 2012 ou mais recente instalado no Windows 7 ou o sistema operacional mais recente.

Os aplicativos suportam o Windows Phone 8 Silverlight exigem:

  • Sistema operacional Windows 8
    Visual Studio 2013 ou mais recente, com o Windows Phone SDK instalado. Um erro apoiado ocorrerá para o projeto do Windows Phone se esses requisitos de sistema não forem encontrados.

O modelo de solução PCL requer perfil 78 que tem como objetivo .NET 4.5 – esta versão do .NET pode ser instalado para o Visual Studio 2012 (e está incluído no Visual Studio 2013) . O SDK do Windows Phone deve ser instalado ou um erro do tipo “project type not supported” irá ocorrer.

Começando a usar  Xamarin.Forms

Como discutido acima, Xamarin.Forms é implementado como uma biblioteca portátil de classes .NET (PCL ), o que torna muito fácil de compartilhar as Xamarin.Forms API por meio de uma variedade de plataformas. O primeiro passo para começar é criar uma solução para os vários projetos que compõem o aplicativo.

Uma solução Xamarin.Forms pode ser criada em Xamarin Studio ou Visual Studio e conterá tipicamente os seguintes projetos:

  • Biblioteca Portátil – Este projeto é a biblioteca de aplicativos multiplataforma que mantém todo o código e partes da interface do usuário compartilhada.
  • Aplicativo Xamarin.Android – Este projeto possui um código específico Android e é o ponto de entrada para aplicativos Android.
  • Aplicativo Xamarin.iOS – Este projeto possui um código específico iOS e é o ponto de entrada para aplicativos iOS.
  • Aplicativo do Windows Phone – Esse projeto contém o código específico Windows Phone e é o ponto de entrada para aplicações do Windows Phone.

O Xamarin 3.0 fornece modelos que irão criar uma solução completa com todos os projetos necessários para uma aplicação Xamarin.Forms.

3 Comentários


  1. Olá Weliton!

    Já programo apps utilizando ionic e estou estudando agora ionic 2 que tem muitas novidades (angular 2 e typescript) porem fiquei interessado em aprender também o xamarin, tendo em vista que gerando apps nativos o resultado final fique melhor.

    Minhas dúvidas:
    – Eu vi que tem Xamarin.Forms, Xamarin.Android e Xamarin.Ios , usando o Xamarin.Forms o resultado final também é nativo? O resultado final para um app android é melhor usando o Xamarin.Android ou da na mesma do que usar o Xamarin.Forms?
    – Utilizo windows, eu consigo testar no iphone um app criado? Com ionic eu uso o xdk para gerar o ipa, no xamarin seria possivel ou tem que ter um mac mesmo?

    Obrigado

    Responder

    1. O resultado da Xamarin é sempre nativo, sempre. Quando a testar apps iOS, precisa ter um MAC na rede e seu Visual Studio irá se comunicar com esse MAC e fazer a compilação/deploy lá.

      *O MAC não necessariamente precisa ser uma máquina física, pode ser uma VM.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *