O que é o IONIC?

Tempo de leitura: 2 minutos

Afinal de contas, o que é esse tal de Ionic? E o que ele tem a ver com esse tal de Cordova???

Bom, vou começar explicando os tipos de desenvolvimento de apps que existem atualmente.

Além de inúmeros frameworks e ferramentas, temos dois tipos de desenvolvimento de apps:

  • Desenvolvimento nativo, quando desenvolvido com ambientes nativos, normalmente precisa-se aprender vários ambientes e linguagens de programação para desenvolver apps nativas (exceto quando usamos ferramentas como a Xamarin)
  • Desenvolvimento híbrido, quando criamos apps rapidamente usando tecnologias simples, como HTML, CSS e Javascript. Nesse modelo de desenvolvimento, não precisamos aprender diversos ambientes e as apps são criadas rapidamente. O único ponto negativo, é a performance final do app, que muita das vezes pode ser contornado com um bom código.

Ai que entra o IONIC, ele é um framework que usa AngulasJS para criar aplicações com um visual muito similar ao de apps nativos. Oferecendo diversas bibliotecas de CSS e Javascript para AngularJS, ele simplifica o desenvolvimento e ajuda a produzir apps com um visual muito agradável, sem dar muito trabalho ao desenvolvedor, além de não exigir muito conhecimento prévio, apenas HTML, CSS e Javascript.

E o Cordova, é basicamente o app “genérico” que encapsula o código feito comIONIC, fazendo com que possamos ter um app que pode ser publicado nas lojas e instalado em qualquer aparelho com os principais sistemas operacionais do mercado (iOS, Android e outros mais). O Cordova também é responsável pelo seu código javascript poder acessar recursos nativos do aparelho, como Câmera, GPS e muitos outros.

Em suma, a união do IONIC com o Cordova, temos um ambiente de desenvolvimento de apps muito poderoso, que proporciona inúmeros recursos ao desenvolvedor e não exige tanto conhecimento.

Um fator extremamente importante quando desenvolvemos apps para IONIC é a velocidade com que criamos as apps, isso é realmente insuperável, até mesmo para tecnologias ágeis de desenvolvimento como a Xamarin não conseguem supera-lo no quesito velocidade e em poucas horas podemos ter um app funcionando.

Se quiser entender melhor o que é o Ionic, assista esse vídeo que detalha bem e ainda cria um Hello World com Ionic, vale a pena.