Sobre o blog

O Como Criar Aplicativos surgiu da carência de conteúdo sobre o desenvolvimento ágil de aplicativos.

O objetivo é otimizar o tempo das pessoas a partir da plataforma Xamarin, que permite desenvolver aplicativos simultaneamente para Android e iOS.

É também mostrar que qualquer pessoa pode aprender essa tecnologia e ganhar visibilidade no mercado. Além de abrir o horizonte para novas possibilidades que podem surgir, seja se você deseja subir de cargo na empresa ou trabalhar como freelancer.

Como também não adianta aprender algo novo e não saber o que fazer com ele, aqui você encontra formas de evoluir na sua carreira a partir das habilidades que vai adquirir.

É possível aprender essa tecnologia sozinho, mas você gastará muito mais tempo. Além disso, é difícil encontrar respostas corretas e confiáveis para as inúmeras dúvidas que com certeza vão surgir. E elas sempre surgem. Você sabe.

Assim como qualquer profissional da área de Tecnologia, já aprendi muita coisa sozinho. No entanto, o tempo que gastei poderia ter sido melhor aproveitado e eu poderia ter feito outras atividades se tivesse aprendido mais rápido.

Entre as maiores reclamações da nossa área está exatamente a falta de tempo livre. Tempo livre para a família, os amigos e os hobbies.

Já que, claro, não adianta ganhar bem e não ter tempo para desfrutar do bom salário, não é mesmo? E falo muito sobre tempo porque a proposta do Como Criar Aplicativos é também te dar tempo.

Primeiro, poder desenvolver um aplicativo para os dois sistemas operacionais mais usados do mundo sem ter trabalho em dobro é uma grande economia de tempo. Por isso, trata-se de uma tecnologia extremamente atual e de grande relevância no mercado.

Segundo, aprender com suporte e referências é mais uma maneira de ganhar tempo.

E já que estudar é algo que o profissional de Tecnologia sempre precisará fazer, quanto mais tempo puder ganhar, melhor é, pois sempre há muito o que aprender.


Quem é o fundador do Como Criar Aplicativos?

Weliton Carlos nasceu em São Paulo e sempre foi uma pessoa curiosa. Quando criança, gostava de desmontar os aparelhos eletrônicos da casa para ver como eram feitos e de que forma funcionavam. Entretanto, nem todos estavam quebrados, mas acabavam ficando, porque depois ele não conseguia montá-los novamente.

Já quando algo realmente quebrava, ele era o primeiro a se habilitar para o conserto. Contudo, a falta de conhecimentos não permitia que ele cumprisse a missão. Não era um aluno que passava horas estudando, mas conseguia assimilar o que ouvia e guardar as informações necessárias. O gosto pelo funcionamento dos eletrônicos o levou ao curso técnico de Mecânica, quando ainda estava no Ensino Médio.

Mais tarde, começou a faculdade de Engenharia da Computação. Gostava das matérias, mas as dificuldades financeiras não permitiram que ele terminasse o curso. Aprendeu sozinho a desenvolver software e a programar em .Net e C#. Contudo, o aprendizado foi baseado em tentativa e erro. Ou seja, foi demorado e cheio de dificuldades.

Conseguiu emprego em uma multinacional e começou a ganhar mais. Então, entrou novamente na faculdade. No entanto, a distância entre a empresa e a faculdade foi o novo empecilho.

Precisava fazer hora extra para terminar os projetos que começava. Dessa forma, preferiu dar prioridade aos conhecimentos que desenvolvia na prática e, novamente, resolveu trancar a faculdade.

Quando voltou a um período de um pouco mais de tranquilidade, casou-se e decidiu voltar a estudar. Análise de Desenvolvimento de Sistemas foi o curso escolhido. E esse, finalmente, foi concluído. Posteriormente, conheceu o Xamarin. Ficou fascinado com a possibilidade de desenvolver um aplicativo simultaneamente para iOS e Android.

Desenvolver de uma só vez para os sistemas operacionais de maior alcance do mundo é uma maneira não só de economizar tempo, mas também dinheiro. “Mais pessoas precisam conhecer essa ferramenta”, pensou Weliton.

E baseado em sua experiência de que aprender sozinho pode levar o dobro ou até o triplo do tempo normal, surgiu a ideia de montar um treinamento on-line.

Na era moderna, o bem mais precioso é exatamente o tempo. As atualizações em tecnologia são constantes e quem demora mais para aprender algo, quando começa a entender, já precisa reaprender tudo de novo. Ou seja, o treinamento, na verdade, também oferece tempo porque otimiza o aprendizado.

A paixão de Weliton sempre foi pensar em soluções para os problemas. Assim, o Xamarin abriu sua mente não só para a criação do curso, mas também para ideias posteriores de aplicativos e de outros cursos que visam facilitar a vida das pessoas.


Como você pode ver, aprender Xamarin pode te trazer inúmeras possibilidades e vantagens. Aqui no blog, você descobrirá cada uma delas.

Você poderá propor novos projetos e inovações a partir de aplicativos, aumentar suas chances de ganhar promoções, se mostrar como um profissional atualizado, ter opção de renda extra, trabalhar como freelancer, entre outros.

Assim como essa tecnologia mudou minha vida fazendo com que eu evoluísse na profissão, ela pode mudar a sua também.